Por Rany Veloso
Diferente da eleição do Senado, Arthur Lira (PP) tem caminho livre para a eleição na Câmara, tendo apenas um concorrente do PSOL, Chico Alencar. Amanhã (1º), depois da posse dos deputados, a partir das 16h30 começa a votação para a escolha da nova Mesa Diretora, que terá um piauiense. "Sentimento de União, de unidade, de um comando forte de um presidente, com apoio quase unânime de todos os partidos. É um homem muito forte”, disse Júlio César.
Somente nesta terça (31), é que eles conseguiram fechar a chapa. Lira, ex-aliado de Bolsonaro, teve que distribuir os cargos de acordo com as alianças. O PT, que declarou apoio a Lira ainda no ano passado, vai ficar com a Segunda Secretaria, a indicada ao cargo é a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), que já foi vítima de ataques de Bolsonaro. Mas na vice-presidência Lira não abre mão do espaço dos aliados: Republicanos e PL, que junto com o PP estavam na coligação derrotada por Lula a presidência da República.
Na Primeira Secretaria permanecerá Luciano Bivar (União Brasil), que tinha a maior bancada, mas agora ocupa a terceira posição.
Na Terceira Secretaria, o deputado piauiense Júlio César Lima. O acordo foi confirmado em reunião na noite de ontem. O parlamentar falou com o blog sobre a indicação. “Pela primeira vez vamos participar da Mesa Diretora da Câmara ao lado do Arthur Lira e outros companheiros e companheiras”.
De acordo com Júlio César, Lira prometeu pautar projetos da sua pauta prioritária, podendo levar direto a plenário o projeto da lei dos Fundos Constitucionais. "Aquela lei que abrangeu comerciante, indústria, agricultura e pecuária, que é muito importante para recuperar crédito vencido há mais de 7 anos no Banco do Nordeste".
VEJA COMO FICA A MESA DIRETORA DA CÂMARA
ARTHUR LIRA (PP/AL) - PRESIDENTE
MARCOS PEREIRA (REPUBLICANOS/ SP) - 1º VICE-PRESIDENTE
SÓSTENES CAVALCANTE (PL/RJ) - 2º VICE-PRESIDENTE
1ª SECRETARIA LUCIANO BIVAR (UNIÃO BRASIL/ PE)
2ª SECRETARIA MARIA DO ROSÁRIO (PT/ RS)
3ª SECRETARIA JÚLIO CÉSAR (PSD/ PI)
4ª SECRETARIA LÚCIO MOSQUINI (MDB/RO)