Por Rany Veloso
Lula se reúne nesta quinta-feira (15), no Palácio do Planalto, com os 37 ministros de governo para fazer um balanço das ações e apresentação das próximas. Na fala inicial, o presidente cobrou dos titulares da Esplanada dos Ministérios o cumprimento de promessas, puxou novamente a orelha dos que estão divulgando projetos antes de serem apresentados a ele, e o planejamento de todas as ações das pastas "na cabeça e no papel" até o fim do mandato, em dezembro de 2026.
"Vocês estão lembrando: neste governo não haverá política de ministro. Esse é um governo. E as políticas todas serão de governo, por isso um ministro não pode apresentar uma proposta e começar a fazê-la sem discutir com a Casa Civil, sem transformar isso numa política do governo. É assim que tem que ser e é assim que funciona um governo sério. Não é política de cada ministro, é a política do governo do qual fazemos parte", chamou atenção.
Também falou da comunicação do governo, que vem sofrendo críticas. "A cada dois meses a gente presta contas à imprensa brasileira (...) Nada será escondido. A gente pode fazer divulgação das coisas que a gente faz", afirmou e logo em seguida menciona o ministro Paulo Pimenta, que deve concentrar as informações.
VEJA A FALA DE LULA A MINISTROS: