Por Rany Veloso
O presidente Lula disse hoje, durante a prestação de contas de Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública, que é preciso combater o crime organizado na origem baseado na "educação, família e humanismo". Segundo ele, os "granfinos" que recebem milhões e milhões de reais usam drogas "refinadas" enquanto a "ralé dos drogados" é composta por "verdadeiros zumbis", os usuários de crack. Para o presidente, o as organizações criminosas são maiores que grandes emprestas e estão infiltradas até no Judiciário.
LULA DIZ QUE CRIME ORGANIZADO ESTÁ NA IMPRENSA, POLÍTICA, JUDICIÁRIO, FUTEBOL E EMPRESÁRIOS
“Não é uma coisa fácil de combater porque o crime organizado virou uma grande indústria multinacional, maior que a Petrobras, é uma coisa muito poderosa. O crime organizado está na imprensa, na política, no judiciário, no futebol, nos empresários. Eles estão em tudo que é lugar do planeta Terra. É uma coisa tão difícil de combater que muitas vezes, um país rico como os Estados Unidos acha que combater a droga será resolvida colocando uma base militar na Amazônia ou colocar base militar na Colômbia"
"Os granfinos que usam as drogas químicas, que usam a cocaína refinada, esses não estão no lugar do crack, esses não estão nas periferias bruta do país, esses estão mais refinados. Esses lidam com milhões, e essa droga vai para o porto de Amsterdã, Berlim, dos Estados Unidos, está em todo lugar. Somente uma indústria poderosa é capaz de fazer isso”