Por Rany Veloso
O presidente Lula disse hoje (11), que há uma semana antes da eleição em Teresina era dado como certa a vitória que Fábio Novo, o candidato à prefeitura pelo PT.
"Em Teresina, até uma semana das eleições, todo mundo dava como certo a eleição do candidato do PT, e não aconteceu, é coisa de eleição. A gente nunca tinha ganho em Teresina, nunca!".
O presidente está em Fortaleza, capital do Ceará, para reforçar a campanha de segundo turno do petista Evandro Leitão à prefeitura contra o bolsonarista André Fernandes (PL).
Lula relembrou o que aconteceu com o seu atual ministro Wellington Dias (PT) quando foi candidato à prefeitura da capital do Piauí após mandatos seguidos de governador e senador.
"É preciso lembrar que o Wellington foi governador por oito anos, ele deixou o governo, foi eleito senador, e depois de dois anos tentou ser candidato a prefeito, só teve 15% dos votos".
Mas o mal não é só do Piauí, que deu o maior percentual de votos ao presidente em 2022 (76,84%). Isso porque o estado que deu a maior quantidade de votos em todo o país, a Bahia, também nunca teve um petista no comando da capital.
"Na Bahia a gente nunca conseguiu eleger o prefeito [em Salvador], aonde a gente tem governo [do estado] já há 20 anos".
O PT elegeu 248 prefeitos em todo o país, teve um aumento em relação a 2020, quando foram 183 prefeitos, mas nenhum em capital. Mesmo assim Lula diz que o seu partido é o maior do Brasil.
No segundo turno, a sigla disputa em quatro capitais. Fortaleza é a maior em termos de habitantes.
"O PT cresceu no número de prefeitos, o PT cresceu no número de vereadores, mas o PT já governou São Paulo, o PT já governou Porto Alegre, o PT já governou outros capitais importantes da cidade que nós não governamos".
Lula falou de outras derrotas que seriam importantes vitórias para a sigla em tom de decepção.
"Nós perdemos, por exemplo, São Bernardo, perdemos Santo André, perdemos, estamos no segundo turno de Adema, em Mauá. O dado concreto é que o PT, perdendo, incluindo Araraquara, que era uma cidade que todo mundo tinha certeza que a gente ia ganhar".
VEJA A FALA COMPLETA: "EM TERESINA ERA DADO COMO CERTO"