Por Rany Veloso
A reeleição do presidente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal atualmente é proibida pela Constituição Federal, mas uma PEC que trata sobre o tema, apresentada pela senadora Rose de Freitas (sem partido - ES), pode reconduzir os membros das mesas para o mesmo cargo. Para o líder do PSL no Senado, Major Olimpio (SP), essa é mais uma demonstração da ganância pelo poder.
"Mudar a Carta Magna por puro e mero casuísmo é uma falta de respeito com seus pares, já que passa a sensação que os outros 512 deputados e 80 senadores são inúteis e/ou incapazes de conduzir as respectivas casas legislativas com a mesma eficiência necessária à nação", pontuou.
E reitera: "reconheço o trabalho e a dedicação extrema dos dois no exercício das presidências das Casas. Isso somado ao sacrifício e desgaste pessoal de ambos. Mas aqui não se põe em debate pessoas, mas sim uma regra constitucional ampla que visa resguardar um regime democrático de direito,e, por isso, defendo e acho fundamental o espírito constitucional da renovação.