Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Marcelo Castro enquadra institutos de pesquisa em Novo Código Eleitoral

“Vai ficar claro a manipulação”, diz o senador sobre artigo que obriga os institutos a divulgarem as três últimas pesquisas eleitorais do pleito anterior

Por Rany Veloso

Dentre as mudanças que o senador Marcelo Castro (MDB-PI) fez no Novo Código Eleitoral, está a de divulgação de pesquisas eleitorais. Os institutos poderão publicar as pesquisas até no dia das eleições, como é hoje, diferente do que foi aprovado na Câmara, que só permitia até a antevéspera, mas terá que publicar também os três últimos resultados do pleito anterior. O objetivo é desmascarar os instituos que fraudam os números em benefício de algum candidato.  Os institutos serão identificados pelo CNPJ e não pelo nome fantasia para evitar "aparente mudança". "Um instituto de nível nacional não sabe fazer pesquisa? Sabe. Fez errada porque? Porque quer fazer", criticou Castro. 

"Vai ficar patente para a opinião pública que o Instituto fez ou não fez manipulação de pesquisa. Que a gente sabe que isso existe a larga mano no Brasil inteiro, digamos assim, em todos os municípios do Brasil, em todos os estados do Brasil tem sempre algum instituto sem credibilidade procurando vender pesquisa e os políticos ficam loucos", disparou o senador.

O Novo Código Eleitoral foi protocolado nesta quarta-feira (21), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O compilado de todas as leis eleitorais apresenta regras para uso de Inteligência Artificial, quarentena de 4 anos para policiais, inelegibilidade de no máximo 8 anos, dentre outras.

A expectativa é que seja votado no Senado entre os próximos dois meses e depois retorna para a Câmara por causa das mudanças feitas no texto.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES