Por Rany Veloso
Após a reunião de líderes do Senado, nesta quinta-feira (23), Marcelo Castro (MDB-PI), disse que somente após a sessão de debates no plenário do Senado, marcada para o próximo dia 6 sobre o fim da reeleição, é que ficará decidido como o tema vai tramitar na Casa. Especialistas do país serão convidados para debater o fim da reeleição para os cargos do Executivo de prefeito, governador e presidente; mandatos de 5 anos e coincidência ou não das eleições.
A coluna apurou que o tema não agrada o presidente Lula, mas tem as bênçãos de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.
"Se chegar a uma conclusão do debate que o fim da reeleição não é uma coisa importante, e a sociedade não quer isso, quer continuar com a reeleição, então é um tema que vai sair. Se chegarmos ao contrário, que é o mais importante de tudo, vamos priorizar isso", explicou.
Castro, escolhido como relator do tema pelo presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defende que os três temas a respeito sejam discutidos de uma só vez.
"E se chegarmos à conclusão que já cheguei, que o mais importante é pôr fim à reeleição, botar mandato de 5 anos e coincidir as eleições, aí faremos as três coisas de uma vez só".
VOTAÇÃO CONFIRMADA
O senador também anunciou que o Novo Código Eleitoral será votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado no dia 5 de junho.