Por Rany Veloso
Assim que a sessão desta terça-feira (18) da Comissão Parlamentar de Inquérito iniciou, o senador Marcos do Val (PODEMOS-ES) pediu ao presidente Omar Aziz (PSD-AM) a mudança de relator por um "menos passional". "Nossos convidados estão extremamente intimidados depois do que aconteceu", argumentou Do Val mencionando o episódio em que o relator Renan Calheiros (MDB-AL) pediu a prisão de Fabio Wajngarten na semana passada.
O senador da base do governo sugere a troca de função com Randolfe Rodrigues (REDE-AP), que é o vice-presidente da CPI, ou então entregar a função ao senador Eduardo Girão (PODEMOS-CE). "Não é pela pessoa, mas os movimentos que os convidados estão fazendo junto ao STF está e estará atrapalhando os trabalhos da CPI", citou Marcos do Val ao lembrar que Pazuello e Mayra Pinheiro foram ao Supremo para ter o direito de ficarem calados quando acharem necessário.
O presidente Omar Aziz disse que Renan Calheiros tem o seu respeito e que o mesmo age sem pensar na eleição de 2022 porque não é candidato. "É bom a gente ver algumas pessoas ir ao Supremo, pedir auxílio, até porque outro dia tavam querendo tocar fogo no Supremo, fechar o Supremo Tribunal, agora já não, já estão atrás do Supremo, pedindo auxílio para que possa chegar aqui e ficar calado", retrucou Aziz que disse levar o tema para outro momento, mas afirmou que Calheiros tem o respeito dele e da grande maioria dos que estão lá.
ASSITA AO VIVO: