Por Rany Veloso
Em entrevista ao blog, a deputada federal Marina Santos (Republicanos) disse não vê prejuízo ao partido em possível apoio de Jeová Alencar ao pré-candidato ao governo pela oposição Sílvio Mendes (União Brasil). É o que deve acontecer oficialmente no próximo dia 28.
"Não, eu não enxerguei esse prejuízo à chapa, nem ao partido, nem ao prefeito. Acontece que discordância ela é legítima em qualquer relacionamento, em qualquer ambiente. Lá tem apoiadores a pessoas diferentes, mas isso é normal, é democrático e não teve nenhuma fala impeditiva do Dr Pessoa", explica.
Apesar disso, a deputada diz que ainda espera uma orientação do líder do grupo. Até agora, Dr Pessoa (Republicanos) não se opôs aos integrantes da sigla que escolheram apoiar pré-candidatos à chapa majoritária, como é o caso de Marina, que já declarou apoio ao pré-candidato ao governo Rafael Fonteles (PT), principal opositor a Sílvio Mendes. Esse, por sua vez, pode ser o do Dr Pessoa na disputa pela prefeitura em 2024 se perder neste ano.
A única ressalva é que antes de Marina Santos ingressar no Republicanos, ela já havia comunicado ao prefeito sobre sua posição.
O foco do partido é eleger ao menos um deputado federal, que seria a própria Marina e três deputados estaduais. A ordem é do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, que tem como principal objetivo aumentar a bancada federal, que é a responsável pela divisão do fundo partidário, eleitoral e tempo de TV, além de distribuição de cargos na Câmara.