Por Rany Veloso
O governo federal publicou portaria nesta quarta-feira (18), assegurando R$ 3,2 milhões para a construção de uma maternidade de pequeno porte na região da Santa Maria da Codipi, zona norte da capital Teresina. A obra será ao lado do hospital do bairro, em um anexo, para a instalação de um Centro de Parto Normal.
"Então, nós vamos ter uma estrutura adequada para o parto de baixo risco, com cinco salas de parto, então uma estrutura que vai poder acolher bem próximo de onde essas mulheres residem, próximo de suas famílias, e assim a gente consegue ter melhores resultados", explicou o deputado Francisco Costa (PT-PI).
Segundo o deputado Francisco Costa (PT-PI), quem anunciou a obra, o pedido é antigo, mas foi reforçado pelo prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes, que esteve recentemente em Brasília, no dia 6 de novembro, quando encontrou o presidente Lula, e volta amanhã para reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O deputado, que foi até hoje, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, tem um bom trânsito com a ministra da Saúde, quem atendeu o pedido para a liberação dos recursos e agradeceu ao apoio.
"Olha, tivemos esse pleito junto à ministra Nísia Trindade e ela acolheu muito bem com a reivindicação que tinha de vários líderes, também de muitos que disputaram a eleição, como do próprio Fábio Novo, do próprio prefeito Silvio Mendes, também a atual gestão do Dr. Pessoa, o secretário Ítalo, os líderes municipais que me representam lá tinham essa compreensão de que a região da Santa Maria da Codipi precisava ter uma assistência às mulheres gestantes para assistência ao parto naquela região importante, que tem lá 80 a100 mil habitantes e que têm que se deslocar a outros bairros para outras maternidades de Teresina".
PRÓXIMOS PASSOS
Agora, depois da publicação, a prefeitura precisa apresentar o projeto da obra, depois vem a licitação para contratar a empresa responsável pela obra.
Além da maternidade, o prefeito eleito Sílvio Mendes pleiteia o pronto-atendimento para o bairro Porto Alegre, na zona sul de Teresina, e a ampliação do Hospital de Urgência de Teresina, assunto que será tratado na reunião de amanhã com a ministra.