Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Merlong se reúne com Haddad e diz que Lula não irá trocar presidente do BC

O deputado do Piauí, levantou a possibilidade de Roberto Campos Neto estar querendo causar uma recessão na economia. Ministro está em grupo de bolsonaristas.

|

Por Rany Veloso

De acordo com o deputado federal Merlong Solano (PT-PI), que esteve em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “não existe nenhum plano para acabar com a autonomia do Banco Central”. Ele não acredita que Lula troque o presidente do BC, mas levantou a possibilidade de Roberto Campos Neto estar elevando a taxa de juros propositalmente para prejudicar o governo Lula. "Parece até que a pretensão é provocar uma recessão", disparou.


A taxa de juros do BC está em 8,16% ao ano. “É o que está paralisando a economia do país. Isso não pode continuar”, disse o deputado que também é economista.


Merlong Solano disse que vai continuar questionando as posições de Campos Neto. "Desde que ele [Campos Neto] assumiu começou a aumentar os juros sistematicamente. O Brasil tem hoje a maior taxa de juros real do mundo e isso não se justifica".


Segundo o deputado, a inflação está em queda e não há excesso de demanda no Brasil, isto é, as famílias estão comprando menos porque estão endividadas e ao mesmo tempo os investimentos estão em baixa.


PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL É BOLSONARISTA


Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, ainda está em um grupo WhatsApp de ex-ministros do governo Bolsonaro. Foi a foto de uma conversa no celular do ex-ministro Ciro Nogueira que revelou a participação do mesmo no grupo.


REFORMA TRIBUTÁRIA E NOVO MARCO FISCAL


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com a bancada do PT em Brasília, e pediu apoio para a aprovação da Reforma Tributária. A nova âncora fiscal será enviada ao Congresso entre março e abril. Ele também falou sobre as críticas públicas de Lula ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.


 

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES