Por Rany Veloso
Diante do problema dos ônibus coletivos em Teresina e a paralisação no início da semana, o deputado federal Merlong Solano (PT) cobra ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) uma auditoria já solicitada para saber se a prefeitura deve ao Setut e qual o valor necessário para subsidiar o transporte na capital. "Precisamos de transparência sobre o assunto, porque o transporte permanece precaríssimo".
Segundo a prefeitura, não há dívida com o Setut, mas o Setut calcula mais de R$ 100 milhões.
"Por isso que pedi uma auditorias ao Tribunal de Contas do Estado sobre o sistema do transporte público de Teresina para que a gente saiba qual é a verdade e a partir daí quais as providências que devem ser adotadas", frisou o deputado, que defende o repasse de valores pela prefeitura às empresas como forma de manter o preço acessível.
"O fato é que o sistema precisa ser subsidiado pela prefeitura, porque o sistema está inviável em função da redução do número dos passageiros (...) Todas as grandes cidades já estão subsidiando, mas é preciso transparência", observou.
O blog também questionou ao governador Rafael Fonteles sobre o problema na capital. Ele disse que o governo pode ajudar apenas pagando pelas gratuidade dos passageiros que têm esse direito estabelecido por lei.