Por Rany Veloso
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, retornou o pedido feito pelo deputado federal Júlio César (PSD-PI) para a instalação de uma usina móvel de oxigênio no Piauí para atendimento de pacientes com Covid diante da crise sanitária no país e possível desabastecimento. No dia 29 de março, assim que o pedido foi feito, o blog mostrou que Parnaíba, Canto do Buriti e Uruçuí estavam com dificuldade de logística de oxigênio. Na última sexta-feira (16), Queiroga ligou para Júlio César e se comprometeu em conseguir uma usina para o Piauí, caso realmente precisasse porque houve uma queda na demanda.
Hoje (19), de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi), há 65 pacientes com Covid na fila de espera por leitos clínicos, sendo que desses 45 precisam de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Além disso, Júlio César conversou com Marcelo Queiroga sobre a possibilidade de liberação de recursos empenhados no Ministério da Saúde para a criação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e consultórios odontológicos em alguns municípios, mas isso depende da sanção do presidente Bolsonaro ao orçamento desse ano, que ainda está travado.