Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Ministro Fábio Faria anuncia 5G em Teresina e mais seis capitais neste mês

Em um vídeo, chefe das Comunicações faz o anúncio citando nominalmente o ministro da Casa Civil

Por Rany Veloso

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou nesta quarta-feira (14), a implantação da tecnologia de internet 5G em Teresina no dia 19 de setembro. Além da capital piauiense, também receberão o sinal neste mesmo dia, São Luís, Maceió e Campo Grande, Aracaju, Boa Vista e Cuiabá. 

Em um vídeo, Faria faz o anúncio citando diretamente o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, que é do Piauí. "Fala meu amigo, irmão Ciro Nogueira. Tenho uma grande notícia para você. O 5G que tanto você me pede chegará ao Piauí no dia 19". 

De acordo com o ministro, daqui a cinco dias todas as antenas estarão instaladas, que informou também que até o fim do ano a tecnologia chegará a todas as capitais.

O 5G já está operacional em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA).

Ministro anunciou 5G em Teresina - Foto: Divulgação

Cronograma

Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G puro funcionando até 31 de julho. Entretanto, esse prazo foi prorrogado duas vezes pela Anatel, devido ao cronograma de entrega dos equipamentos que precisam ser instalados para evitar que o 5G cause interferência em serviços profissionais de satélite. Esses equipamentos são importados, em geral da China.

Agora, o 5G precisa ser ativado comercialmente nas cinco capitais que ainda não contam com a tecnologia até 27 de novembro. A tendência, contudo, é que a ativação seja feita antes, à medida que as operadoras concluem os trabalhos de instalação de antenas e filtros.

Ativação do sinal

Por serem as vencedoras dos lotes nacionais da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G, as operadoras Claro, TIM e Vivo são as que podem oferecer o serviço aos clientes. Para a Anatel dar a autorização, é necessário que a Siga Antenado, entidade criada pelas três operadoras, realize:

  • instalação de antenas na quantidade mínima exigida pelo edital do 5G;
  • instalação de filtros para evitar interferências em serviços profissionais de satélite;
  • inicie distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população de baixa renda inscrita no Cadastro Único do governo federal.

É só após a conclusão bem-sucedida desses três passos que a agência dá o sinal positivo para ativação do 5G.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES