Por Rany Veloso
Fazia tempo que governador do Piauí, Rafael Fonteles, queria uma reunião com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (28), em Brasília. Kassab reafirmou o apoio ao nome de Júlio César ao Senado. Rafael tirou dúvidas sobre o cenário nacional e a possibilidade de apoio das siglas do centrão ao presidente Lula e possíveis repercussões nos estados.
O cenário ainda é incerto. Daqui para 2026 pode acontecer muita coisa. Mas no jantar do PSD na noite de ontem, Kassab deu a entender que está com Lula nas próximas eleições.
O presidente do PSD que também é secretário de governo de São Paulo, também tem poder junto à Tarcísio de Freitas, um dos nomes colocados como pré-candidato a presidente da República.
A hipótese no momento é que com a possibilidade do PP apoiar Lula, e com ataques de Ciro Nogueira a Tarcísio de Freitas, é que Tarcísio garanta a reeleição ao governo de São Paulo. Lula ainda é mais forte. Mas em 2030, Tarcísio pode ser o nome preferido. A não ser que Bolsonaro consiga reverter sua inelegibilidade, que até o momento vai até 2030. Mas com novas possíveis condenações nos casos da tentativa de golpe, apropriação das joias sauditas e fraude no cartão de vacinação pode se estender.