Por Rany Veloso
Tomou posse nesta terça-feira (30), em Brasília, como diretor de Inovação, Desenvolvimento e Articulação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o piauiense Maycon Danylo. Ex-presidente do Imepi (Instituto de Metrologia do Piauí), o gestor tem experiências nacionais exitosas. A indicação política foi do deputado federal Júlio César (PSD-PI) junto ao senador Omar Aziz (PSD-AM).
Numa articulação que envolveu parlamentares do Norte e Nordeste, o novo diretor Maycon Danylo quer uma atenção maior às regiões. "Conhecemos na prática todas essas dificuldades, sobretudo na nossa região (...) Iremos trabalhar para fazer esses reparos. É inadmissível que nem no Norte nem no Nordeste tenha laboratórios com capacidade para atender o crescimento da nossa indústria", afirmou.

Júlio César externou a possibilidade da autarquia se tornar agência reguladora para facilitar os investimentos no órgão, que arrecada cerca de R$ 1 bilhão por ano, mas muitas vezes tem recursos contingenciados.

"Estamos preocupados com o orçamento, com a capacidade de arrecadar, aquilo que é feito pela União, os contingenciamentos, mas acima de tudo para mudar o perfil do Inmetro, que é uma autarquia, e autarquia tem uma grande dificuldade de arrecadar, e principalmente de implantar custeio e investimento, porque boa parte vai para o tesouro e é contingenciado", ressaltou o deputado.
VEJA A REPORTAGEM COMPLETA: