Por Rany Veloso
A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, está cumprindo agenda hoje no Rio Grande do Sul para filiar ao partido o vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Viera Júnior, que sai do PTB após divergências com Roberto Jefferson. Além dele um grupo de prefeitos também está de mudança para o Podemos, que conseguiu agenda com o governador Eduardo Leite (PSDB). A ideia é conversar e "deixar a porta aberta" sobre um possível cenário em 2022, no qual Leite seria o candidato a presidência pelo partido, uma vez que recentemente o governador mostrou interesse em ser o nome escolhido pelos tucanos, que com a chega de Lula anteciparam as convenções para o fim deste ano.
Ao blog, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) negou qualquer conversa neste sentido pelo momento em que o Brasil está vivendo. "Não foi assunto cogitado. Atualmente só falamos de saúde. Essas especulações ficam na conta dos insensatos ou desumanos. Nesta hora só temos o sentimento de solidariedade às vítimas do descalabro da pandemia", declarou.
Mas nos bastidores o que se cogita é que Álvaro Dias seria um coringa como candidato em 2022, como o mandato de senador acaba em 2023, a ideia seria concorrer a reeleição.