Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Por telefone, Lula diz a Putin que quer ir à Rússia em maio

Presidente Vladimir Putin convidou Lula para comemoração dos 80 anos da vitória da segunda guerra mundial

Por Rany Veloso 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, nesta segunda-feira (27), às 10h30, por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre a agenda global e bilateral. Lula quer ir ao Rússia em maio, convidado para a comemoração aos 80 anos da vitória da Segunda Guerra Mundial. Putin, que está em São Petersburgo para a celebração dos dos 80 anos do fim do cerco a Leningrado, demonstrou interesse em recebê-lo e fortalecer as relações entre Brasil e Rússia.

Por telefone, Lula diz a Putin que quer ir à Rússia em maio - Imagem 1

Lula expressou sua preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz. 

Mas não citou, nenhum outro país em específico. 

GUERRA RÚSSIA X UCRÂNIA

Putin agradeceu a contribuição do Brasil para a busca de uma solução para o conflito na Ucrânia e demonstrou interesse pelos trabalhos do Grupo de Amigos da Paz, lançado pelo Brasil e pela China na ONU em setembro passado. Os dois mandatários acordaram seguir em permanente contato sobre esse tema.

ALIANÇA GLOBAL CONTRA À FOME

O presidente russo cumprimentou o Brasil pelo lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza durante a presidência brasileira do G20, recordando que a Rússia foi um dos primeiros países a aderir à iniciativa. Sugeriu, ainda, a retomada da Comissão Bilateral de Alto Nível entre os dois países.

BRICS 

Putin expressou apoio à presidência brasileira do BRICS e indicou disposição de seguir trabalhando no avanço de iniciativas em favor da facilitação do comércio e dos investimentos entre os membros e em outras áreas. Ambos saudaram o ingresso da Indonésia como membro pleno do BRICS.

O presidente russo não veio ao encontro do G20, no ano passado, no Brasil, e também não deve vir ao encontro dos BRICS, bloco em que a Rússia também faz parte. Mas Putin foi condenado a crime de guerra pela invasão à Ucrânia e desde então não sai do país e das regiões circunvizinhas.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com