Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Exclusivo Wellington Dias e Rafael Fonteles acompanham Silvio Mendes em visita ao Ministério da Saúde

O encontro ocorre em sintonia de agendas e no momento de votação do orçamento da União para 2025

Por Rany Veloso 

Oposição e base juntas. O prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes (União), foi recebido nesta quinta-feira (19), pela ministra da Saúde Nísia Trindade, em Brasília. A bancada federal, o ministro Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles acompanharam a agenda para reforçar os pleitos solicitados.

Segundo Fonteles, em janeiro, o Ministério da Saúde faz uma visita técnica para tratar dessas prioridades apresentadas por Mendes. O governador disse que "também são prioridades do Governo do Estado, uma vez que Teresina presta relevante serviço para o povo da capital e para o povo do Piauí".

O encontro ocorre em sintonia de agendas e no momento de votação do orçamento da União para 2025. O Ministério da Saúde é um dos mais requisitados, até pela maior demanda do custeio da saúde.

Além da Casa de Parto Normal na Santa Maria da Codipi, anunciada ontem pelo deputado Francisco Costa (PT), Mendes precisa de apoio do Governo Lula para a ampliação do HUT e o pronto-socorro para o Porto Alegre, zona sul da capital. 

"Apresentamos as prioridades para a gente melhorar o SUS, especialmente em Teresina. Então, é uma preocupação muito grande, tanto do prefeito quanto do Governo do Estado, com o financiamento da saúde, e, portanto, é a principal preocupação da nossa população", disse Rafael Fonteles.

 O deputado federal Merlong Solano comentou sobre o encontro e aproveitou para tratar da liberção de aceleradores de radioterapia para o Hospital São Marcos, referência no tratamento de câncer na capital. 

"Hoje, ainda acompanhando o nosso governador Rafael Fonteles, o prefeito Silvio Mendes, sobre as questões da saúde de Teresina, onde as prioridades estão postas. Uma nova casa de parto na região da Santa Maria da Codipi, uma unidade de urgência na zona sul de Teresina, a expansão do HUT e o problema do custeio da saúde de Teresina, que precisa de mais financiamento. Antes disso, eu já havia tratado sobre o Hospital São Marcos, hospital que presta serviços indispensáveis. Sobretudo na área do câncer. Estamos na fase final para a liberação de dois aceleradores de radioterapia muito importantes para os pacientes que precisam de tratamento do câncer. Então é o trabalho pela saúde seguindo aqui em Brasília".

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES