Por Rany Veloso
O senador Marcelo Castro (MDB-PI), nesta terça-feira (10), cumpriu a missão de levar ao ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, o relator setorial da Assistência Social do orçamento do ano que vem. O deputado do PL de Minas Gerais, Zé Vitor, é o responsável por esta subrelatoria que tem a ver diretamente com a pasta do ministro de Lula. O alinhamento das demandas para o ano que vem é estratégico, uma vez que há previsão para o corte de gastos.
Em entrevista à coluna, Castro deu detalhes sobre o encontro e ainda falou sobre o apoio de Wellington Dias a sua candidatura ao Senado em 2026.
"E então eu fui com ele, como ele [deputado Zé Vitor] é meu amigo, eu fui com ele conversar com Wellington Dias para a gente colocar recursos em favor do Ministério, para que o Wellington Dias possa desenvolver o trabalho em favor da ação social do Brasil inteiro".
PARCERIA PARA 2026
O senador, que recebeu recentemente a confirmação do governador do Piauí Rafael Fonteles que estará na chapa majoritária da base para concorrer à reeleição, também falou sobre a parceria antiga com o ministro e senador licenciado Wellington Dias. Fonteles e Dias são as maiores lideranças políticas da base.
"[Eu e Wellington Dias] Temos uma relação histórica de amizade desde 2002, que a gente trabalha junto, ele como candidato em 2002, mas antes o PT já apoiava o nosso candidato. O Mão Santa foi para o segundo turno em 94, teve o apoio do PT, que, aliás, só foi para o segundo turno em 94 porqueo Nazareno Fonteles, o pai deste Rafael Fonteles, foi candidato a governador e teve mais de 120 mil votos, foi a condição para Mão Santa ir para o segundo turno, e no segundo turno eles nos apoiaram, como em 98 também nos apoiou, então sempre nós tivemos essa boa relação. E em 2018 fui candidato a senador com apoio decidido e determinado de Wellington Dias".