Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Exclusivo Senador questiona pesquisa eleitoral em Teresina e lembra de suposta fraude

Marcelo Castro relembrou pesquisas, na opinião dele, fraudulentas nas eleições de 2022 em que mostravam Sílvio Mendes a frente de Rafael Fonteles para o governo do estado

Por Rany Veloso

Marcelo Castro (MDB-PI) colocou em dúvida o resultado da pesquisa com intenções de votos na capital Teresina, feita pela Quaest, e falou em fraude nas pesquisas para governo do estado em 2022, quando também Sílvio Mendes era o candidato. 

"Eu espero que essa pesquisa que saiu agora da Quest não seja igual à aquelas do IPEC Nacional, que dizia que o Silvio Mendes ia ganhar com 20 pontos de maioria, que no dia da eleição, na véspera da eleição, ele ajustou os números, botou o Silvio Mendes o Rafael com 47. Quando abrir as urnas, o Rafael teve 56, 57% e o Silvio Mendes 41%, ou seja, 16 pontos de diferença".

A declaração foi dada ainda em entrevista exclusiva à coluna (vídeo abaixo).

O senador associou o resultado desta pesquisa publicada no dia 26 ao das pesquisas para o governo do estado em 2022, quando outro instituto nacional colocou o então candidato Sílvio Mendes (União) na frente de Rafael Fonteles (PT), que foi eleito com uma boa diferença e relembrou que o histórico do Ibope (que se tornou o atual Ipec) no Piauí mostra que não era um instituto confiável.

"Então o IPEC errou lá no Piauí por mais de 30 pontos de diferença. Quem entende de pesquisa sabe que isso não é erro, isso é fraude. Não é errar como um instituto que saiba fazer pesquisa como o IPEC, é errar por uma margem tão grande".

MARCELO CASTRO DIZ QUE TEM SOLUÇÃO EM NOVO CÓDIGO ELEITORAL

O senador, que é o relator do novo Código Eleitoral diz que vai desmascarar os institutos que quiserem influenciar o voto do cidadão. "Não tem punição, não vai pagar multa, mas fica desmoralizado publicamente".

"Para isso eu estou criando um antídoto no Código Eleitoral, que é o seguinte, toda vez que um partido, que um instituto de pesquisa for publicar uma pesquisa sobre a eleição de prefeito, de Teresina, ele vai ter que publicar as três últimas pesquisas que ele fez da eleição anterior, dizendo que o candidato que foi eleito ia ter tantos por centos dos votos, e quantos por centos dos votos o candidato teve".

SENADOR DIZ QUE NÃO IRÁ ENVIAR ÁUDIO PARA O ROCHINHA, MAS ESTÁ OTIMISTA

Castro gosta de fazer as análises e projeções eleitorais e acredita na vitória de Fábio Novo (PT), que é o candidato apoiado pelo seu grupo político. Não cravou se será no primeiro turno, mas deu a entender que há uma sentimento de vitória e na "hora da verdade" vão saber quem acertou.

"O que eu posso dizer é que essa pesquisa da Quest está em desacordo com todas as pesquisas ou pelo menos com a imensa maioria das pesquisas que estão sendo feitas em Teresina. Falta um mês, daqui um mês nós vamos saber a verdade. Eu percebo, do que eu tenho andado em Teresina, que é um sentimento que todo mundo pode perguntar, da população, que quem vai ganhar a eleição é o Fábio Novo".

O senador,  que conseguiu repercutir um áudio endereçado ao Rochinha sobre as eleições de 2022 diz que não irá levantar a moral a tropa dessa vez. "O Rochinha só trabalha em eleição estadual. O Rochinha não é expert em eleição municipal, não, ele é consciente, é mais na eleição estadual", brinca.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES