Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Suspensão de voos para São Raimundo Nonato: Senador busca solução com ministros

“A gente não pode sofrer esse revés”, afirma senador ao saber da decisão da companhia aérea. O turismo na região da Serra da Capivara pode ser afetado.

Por Rany Veloso

Após a companhia aérea Azul anunciar a suspensão dos voos com destino ao aeroporto de São Raimundo Nonato, no Piauí, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) intensificou esforços para tentar reverter a decisão. O parlamentar se reunirá com os ministros do Turismo, Celso Sabino, e de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, em Brasília na próxima semana em busca de uma solução que evite o isolamento da região.

"A gente não pode sofrer esse revés", disse Castro ao lembrar que a região da Serra da Capivara, visitada por pessoas de todo mundo, tem os sítios arqueológicos mais antigos das américas.

"É um problema que nós temos que resolver. Então quero passar essa mensagem para a população de São Raimundo Nonato, que nós iremos tomar todas as providências para que esses voos continuem existindo. São Raimundo do Nonato tem os sítios arqueológicos mais antigos das Américas. É visitado por pessoas do mundo inteiro. E, evidentemente, que a gente não pode sofrer esse revés. Na semana que vem eu estaria em Brasília e vou falar com o Ministro do Turismo, com o Ministro de Portos e Aeroportos, para a gente encontrar uma solução e resolver, em definitiva, esse problema".

O senador ressaltou a importância dos voos para o desenvolvimento econômico local, destacando o impacto direto no turismo, sobretudo devido à proximidade com o Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos principais patrimônios arqueológicos do país. Segundo o senador, a continuidade das operações aéreas é fundamental para atrair visitantes e fortalecer a economia regional.

Na visão dele, é preciso garantir a conectividade de São Raimundo Nonato com o restante do país. A medida pode comprometer o turismo e o desenvolvimento econômico da região.

Lideranças locais e empresários do setor turístico demonstram preocupação com os efeitos que a interrupção dos voos pode causar na movimentação de visitantes e na economia local, uma vez que outros municípios até de outros estados eram favorecidos.

"Um dos bons acontecimentos que ultimamente aconteceram em São Raimundo do Nato foram esses voos da Azul, três vezes por semana. E hoje nós fomos surpreendidos com a notícia de que a Azul vai suspender esses voos para São Raimundo do Nonato. Que toda a região, não é só em São Raimundo do Nato, São João do Piauí e toda a redondeza, já estava acostumada com esses voos indo para Petrolina e Recife, vindo de Brasília, vindo de São Paulo, de todos os lugares".

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES