Por Rany Veloso
Após vazar áudio de conversas de Bolsonaro sobre a CPI da Covid, o senador Flávio Bolsonaro protocolou no Conselho de Ética do Senado na noite desta segunda-feira (12) uma representação contra o senador Kajuru (Cidadania-GO) por quebra de decoro parlamentar, o que pode levar na maior penalidade à cassação do mandato. Flávio acusa Kajuru de golpe baixo por ter gravado e dado publicidade a uma conversa com o presidente na qual ele induz que governadores e prefeitos sejam investigados também na CPI que será instalada para investigar omissões em relação à pandemia. Bolsonaro também articula com Kajuru o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
"Representei no Conselho de Ética do Senado contra o senador por sua postura imoral, não só de gravar uma conversa particular com o Presidente da República, bem como de dar publicidade a isso, tudo sem o consentimento ou a autorização de Bolsonaro", declara Flávio Bolsonaro.
VEJA O VÍDEO COMPLETO DO SENADOR QUE QUER PUNIÇÃO A KAJURU:
VEJA AGORA UM TRECHO DA CONVERSA ENTRE BOLSONARO E KAJURU:
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), informou que fará a leitura do requerimento para a instalação da comissão na sessão de amanhã (13), marcada para às 16 horas.
Na quarta (14), será a vez do Supremo Tribunal Federal (STF), julgar em plenário se a CPI da Covid deve ou não ser instalada por ordem judicial.
Um outro pedido de CPI foi apresentado com 34 assinaturas de senadores, 7 a mais que o necessário, para que a Comissão investigue não só governo federal, mas estados e municípios na gestão dapandemia. Dois senadores do Piauí assinaram. As operações da Polícia Federal deflagradas no ano passado sob suspeita de desvio de dinheiro público destinado ao combate à pandemia seriam usadas como base para a investigação no Congresso.