Por Rany Veloso
O professor Washington Bonfim, em busca de novas alianças para tentar viabilizar uma candidatura à prefeitura de Teresina em 2024, irá participar da elaboração do Plano de Governo do pré-candidato ao governo Rafael Fonteles (PT) e pode até mudar para um partido da base. Há conversas com o PSB, que era comandado por Wilson Martins, mas que se filiou ao PT para disputar uma vaga na Câmara Federal. Caso a mudança ocorra, o ato será comunicado previamente ao Cidadania, pois não há nenhum desentendimento com a sigla, seria uma alteração dado o cenário político.
Nos bastidores, em Brasília, circularam até informações de que Bonfim seria coordenador de campanha de Fonteles, mas não há confirmação sobre isso. De acordo com uma fonte, dentre os temas defendidos pelo professor para o plano de governo estão o ensino médio integral profissionalizante, geração de emprego e obras de infraestrutura, principalmente em Teresina, tendo em vista a dificuldade da prefeitura na visão da fonte.
Washington Bonfim disputaria as eleições deste ano como candidato ao governo do Piauí pelo Cidadania, mas a pré-candidatura foi inviabilizada quase na largada. Isso por causa da federação PSDB/ Cidadania, que numa articulação política da oposição declarou apoio a Sílvio Mendes (União Brasil), mesmo tendo deixado o ninho tucado e Bonfim ser filiado ao Cidadania.
Bonfim e Mendes eram colegas de prefeitura e de partido, mas divergiram politicamente a partir de posições negacionistas do médico Sílvio Mendes, a favor de tratamento ineficaz contra a Covid-19.