Por Rany Veloso
Na noite desta terça-feira (28), o ministro Wellington Dias e a equipe de secretários receberam 118 dos 134 prefeitos do Piauí que estão em Brasília para a Marcha em Defesa dos Municípios. Deputados estaduais e federais do estado também estiveram presentes. Aos gestores municipais foram apresentadas as ações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Hoje (29), eles devem assinar um convênio para capacitar os beneficiários do Bolsa Família, um dos preceitos para que no futuro possam deixar o programa de transferência de renda.
“Recebemos prefeitos, prefeitas, a bancada estadual do Piauí e a bancada federal para dialogar sobre as parcerias que queremos fazer. O presidente Lula tem um carinho especial pelo Piauí e ele quer que todos os ministérios possam trabalhar pelo Piauí e pelo Brasil”, afirmou Wellington Dias aos prefeitos.
De acordo com o ministro, são vários os programas que o Ministério pode desenvolver parceria diretamente com os municípios, de habitação a empreendedorismo.
“O MDS, que cuida principalmente dos mais pobres, vai estar junto com cada um dos gestores municipais, integrado, para que a gente possa chegar onde ainda não chegamos e dar as mãos a quem precisa. Garantir habitação, energia, comunicação, renda, assegurar as condições para um emprego, as condições para o empreendedorismo, seja no campo, seja na cidade. Eu saio daqui muito animado e bons resultados sairão deste encontro”, prosseguiu o ministro.
PRESIDENTE DA APPM REFORÇA PARCERIA COM O GOVERNO FEDERAL
Antoniel Silva, o Toninho da Caridade, prefeito de Caridade do Piauí e Presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), reforçou a importância do diálogo entre as esferas administrativas.
“O ministério quer qualificar as pessoas para que a gente possa tirá-las da pobreza e extrema pobreza para uma linha de oportunidades, através do empreendedorismo e ações integradas. Os municípios estão prontos, de braços abertos, para que a gente possa avançar ainda mais no combate à fome, à pobreza e também gerar oportunidades para os jovens, nas ações que vêm para melhorar e qualificar as pessoas lá na ponta, que é o município”, disse.
DO CADASTRO ÚNICO A OUTRAS AÇÕES
Com relação à habitação, o presidente da APPM destaca as pessoas vinculadas ao CadÚnico como foco das ações do Minha Casa, Minha Vida, que foi retomado com a faixa um, destinada aos mais pobres. “O Governo Federal vai dar um incentivo de 85 a 90% para que a gente possa priorizar não só as pessoas que são beneficiárias, mas também gerar emprego e renda para que as pessoas possam se qualificar e trabalhar nessas obras, que vão aquecer a economia local”, observou Toninho.
MARCHA DOS PREFEITOS
Segundo a organização, a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é a maior da história em número de participantes. São mais de 11 mil participantes. Estão representados mais de 4.100 Municípios brasileiros. Neste ano o tema é “Pacto Federativo: um olhar para o futuro".
O principal objetivo do evento é defender os interesses das cidades brasileiras. Por isso alguns dos temas discutidos dizem a respeito sobre habitação, energia, comunicação, renda, emprego e empreendedorismo.
O ministro Wellington Dias que esteve na abertura ontem, participa hoje às 14 horas de um dos painéis do "Novo Governo: debate com os ministros". A ministra da Saúde, Nísia Trindade; e o da Educação, Camilo Santana, também estarão presentes.