Falta pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2024, porém, as agremiações partidárias já têm dado indicativos da meta de eleitos à Câmara Municipal de Teresina. Ao todo, são 29 vagas, no entanto, um levantamento feito pela coluna aponta que seria necessário praticamente uma Casa Legislativa a mais para abrigar as pretensões das siglas.
Grupos com grande abrangência estadual e nacional, como é o caso da Federação PT/PV e PC do B trabalham pela expansão da bancada para 7 nomes, atualmente são 4: Dudu, Deolindo Moura, Elzuila Calisto e Pollyanna Rocha. O Progressistas, comandado pelo ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, quer eleger de 4 a 5 vereadores na capital no próximo ano.
Partido do prefeito Doutor Pessoa, o Republicanos trabalha para eleger pelo menos quatro parlamentares, mesmo número do PSD que tem como líder estadual o deputado Júlio César, e no município o vereador Vinicio Ferreira.
Já a Federação PSDB/Cidadania também quer ampliar sua representatividade, o vice-presidente do grupo, Mário Rogério, indicou à coluna que o trabalho é conquistar duas vagas além daquelas que a Federação já possui na Câmara. Atualmente o PSDB tem quatro parlamentares, apesar do indicativo de saída de pelo menos dois deles do “ninho tucano”.
Outras legendas buscam alcançar um espaço de representatividade no Legislativo teresinense, é o caso da REDE/PSOL que almeja duas vagas; o Partido da Mobilização Nacional, que tem como presidente a advogada Ravenna Castro busca consolidar duas cadeiras. O Partido da Mulher Brasileira tem a pretensão de eleger dois vereadores, segundo indicou o coordenador da Cedfol, Tiago Vasconcellos, à coluna.
O suplente de vereador Lucas do Bem também sinalizou que o AGIR (ex-PTC) lançará chapa proporcional e busca fazer dois parlamentares no próximo pleito.
Na direita, o Partido Liberal almeja eleger dois vereadores.
Além dos citados, o MDB objetiva pelo menos 4 cadeiras; Democracia Cristã quer conquistar 1 vaga; o Podemos, que mudou recentemente de direção, quer eleger até 4 parlamentares; e o Solidariedade estaria trabalhando com 3.
Lideranças políticas do União Brasil e PSB ainda não explicitaram metas para a eleição de 2024 na Câmara de Teresina.
Ao todo, seriam necessárias 55 vagas para atender as metas das legendas.
META DE ELEITOS PARA CÂMARA DE TERESINA
FEDERAÇÃO PT/PV/PC do B – 7
PP – 5
REPUBLICANOS – 4
PTB/PATRIOTAS – 2
DEMOCRACIA CRISTÃ – 1
MDB – 4
PSD – 4
PODEMOS – 4
PMN – 2
REDE/PSOL – 2
PL – 2
Solidariedade – 3
PDT – 5
PMB – 2
PSDB/Cidadania – 6
AGIR – 2
Total: 55
Faltam ainda: UB e PSB.