O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas e aliado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), manifestou sua indignação nesta terça-feira, 27 de agosto, em resposta a um vídeo que mostra o hino brasileiro sendo adaptado para a linguagem neutra durante um evento do candidato do PSOL, Guilherme Boulos. A agenda contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nogueira criticou a apresentação, afirmando:
"Em um só movimento a dupla Lula/Boulos conseguiu agredir o hino nacional, a língua portuguesa e o aparelho auditivo de quem foi submetido à 'apresentação'. É de onde menos se espera que não vem nada mesmo..."
O QUE OCORREU?
Durante o comício, realizado no último sábado, 24 de agosto, na Praça do Campo Limpo, uma intérprete recitou o Hino Nacional em linguagem neutra, chamando atenção nas redes sociais ao usar a expressão "des filhes" no trecho "dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil". O evento também contou com a presença da candidata a vice-prefeita, Marta Suplicy (PT), e da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP).