Em busca da reeleição no próximo ano, o prefeito de Teresina, Dr Pessoa (Republicanos), começa a intensificar as articulações em torno do seu grupo de aliados, especialmente aqueles que irão concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. Diante desse movimento, o líder do Executivo da capital convocou uma reunião para amanhã, 12 de junho, com os pré-candidatos que o apoiarão, o encontro ocorrerá às 18 horas. O objetivo é traçar a estratégia de divisão das chapas e a quantidade de partidos políticos que comporão o seu rol de influência.
Nesse âmbito, a coluna antecipa que três "divisões" são trabalhadas internamente pelos "pessoístas". A primeira delas no Republicanos, para os candidatos com potencial maior de voto, acima de 5 mil, ou aqueles com SAADs (Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas) fortes.
divulgadas em primeira mão pela coluna na semana passada dão quase como certo que o Avante ficará no grupo do prefeito e será comandado pelo atual secretário de Governo Michel Saldanha.
Já a segunda divisão receberá os candidatos com potencial médio de votos e aqueles secretários de pastas menos robustas, incluindo ainda vereadores com menos estrutura. Para essa 'divisão' especula-se um partido como Avante ou o que será formado pela fusão do Patriota com o PTB. InformaçõesPor fim, a terceira divisão de aliados englobaria os candidatos sem mandato, sem SAADs ou Secretarias, e com potencial inferior a 2 mil votos. Nesse bloco de apoios estima-se a filiação num partido pequeno, como o Democracia Cristã ou o PRTB.
A ideia é que pelo menos 150 candidatos a vereador atuem em conjunto com o prefeito Dr Pessoa nas eleições de 2024, fortalecendo-o junto às comunidades teresinenses. O entendimento é que com o potencial multiplicador dos pleiteantes ao Legislativo, a reeleição do líder do Executivo municipal poderá ser viabilizada, junta-se a isso o pacote de obras prospectado pela gestão nos próximos meses.