A Azul Linhas Aéreas deve anunciar nos próximos dias a suspensão das suas operações em duas cidades do Piauí: Parnaíba e São Raimundo Nonato. A decisão faz parte de um movimento mais amplo de suspensão de voos em várias bases regionais do Nordeste, incluindo estados como Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, citando o aumento de custos operacionais e a valorização do dólar como fatores determinantes.
No caso do Piauí, a Azul Conecta deverá deixar de operar em Parnaíba, que integra a Rota das Emoções, um roteiro turístico de grande relevância que abrange também Barreirinhas (MA) e Jericoacoara (CE). Apesar disso, Parnaíba ainda contará com voos da Azul para Belo Horizonte (Confins), mantendo uma conexão estratégica para o estado.
Já em São Raimundo Nonato, cidade conhecida pelo Parque Nacional da Serra da Capivara, os voos diretos para Recife, realizados com aeronaves ATR-72, tendem a ser descontinuados. As operações, que começaram em 2022, tiveram taxas de ocupação consideradas abaixo da média nacional, apesar de contribuírem significativamente para o turismo e a economia local.
Cenário regional e medidas necessárias
Além do Piauí, outros estados do Nordeste, como Ceará e Maranhão, também devem ser afetados pela decisão da Azul, como o Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, com as seguintes rotas suspensas:
Ceará: Sobral, Benedito, Crateús e Iguatu (Azul Conecta)
Maranhão: São Luís e Barreirinhas (Conecta)
Rio Grande do Norte: Mossoró (Azul)