O candidato à prefeitura de Novo Oriente do Piauí, Dr. Marcos Vinicius (Podemos), entrou com uma notícia-crime na última sexta-feira (27) contra o comerciante popularmente conhecido como "João da Anísia", após críticas feitas por este último. O candidato alega ter sido vítima de injúria eleitoral.
De acordo com a petição, João da Anísia divulgou um áudio em um grupo de WhatsApp, no qual ameaçou agredir fisicamente Marcos Vinicius com um facão, além de usar termos ofensivos, chamando-o de "moleque ruim", entre outros insultos.
Marcos Vinicius afirmou que essas declarações configuram uma ameaça de violência e o colocam em uma posição de humilhação pública, prejudicando sua imagem perante o eleitorado. O candidato também destacou que as falas do comerciante ferem sua honra e dignidade.
Além das ameaças, o comerciante fez insinuações difamatórias, afirmando que Marcos Vinicius havia saído de uma localidade do interior "morto de bêbado". João da Anísia também questionou a capacidade de pagamento do candidato em relação aos comerciantes locais, sugerindo que ele não teria pago pelo que consumiu no estabelecimento onde estava bebendo.
"Tal afirmação não só é infundada, como também busca denegrir a imagem do Noticiante perante a sociedade, criando uma narrativa negativa que pode impactar sua campanha eleitoral e sua reputação negativamente", declarou Marcos Vinicius.
Diante das alegações, o candidato solicitou o encaminhamento do caso ao Ministério Público, pedindo a abertura de uma ação penal eleitoral.