Castro Neto reunirá bancada do Piauí e governador após Azul anunciar suspensão de voos

O deputado criticou a decisão da empresa e agora se articula para evitar prejuízos com o fim das rotas em São Raimundo Nonato e Parnaíba.

A Azul Linhas Aéreas comunicou que suspenderá suas operações nos aeroportos de Parnaíba e São Raimundo Nonato a partir de 10 de março. A decisão impacta diretamente os dois principais polos turísticos do Piauí, o que motivou o deputado federal Castro Neto (PSD) a articular ações junto à bancada piauiense em Brasília para tentar reverter a situação.

Em nota, a companhia aérea justificou a suspensão com base no aumento dos custos operacionais do setor, agravados pela alta do dólar e pela crise global na cadeia de suprimentos. Além disso, apontou dificuldades relacionadas à disponibilidade de aeronaves e ajustes necessários entre oferta e demanda.

Repercussão e Críticas

Nas redes sociais, Castro Neto publicou um vídeo criticando a decisão da Azul, destacando o impacto negativo no turismo regional, especialmente em São Raimundo Nonato.

“A suspensão das operações da empresa aérea atinge diretamente a atividade turística no estado e dificulta o acesso à Serra da Capivara, um dos maiores patrimônios arqueológicos do mundo, bem como a Parnaíba, destino pertencente à Rota das Emoções. Estamos entrando em contato com a diretoria da Azul e juntaremos esforços da bancada federal de deputados e senadores, além do governador Rafael Fonteles, para dialogarmos com a companhia e evitar que o Piauí amargue prejuízos”, afirmou.

O parlamentar também destacou que a rota comercial entre Recife e São Raimundo Nonato, inaugurada há apenas dois anos, apresenta alta demanda. 

“A Azul diz que faz parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda, mas estamos solicitando dados concretos que justifiquem essa manobra. Não deixaremos turismo e economia piauienses serem afetados”, declarou.

Decisão da Azul preocupa, pois pode prejudicar o turismo na Serra da Capivara (Foto: Divulgação)

Investimentos Recentes no Turismo

Castro Neto também lembrou que, recentemente, destinou R$ 100 mil por meio de emenda parlamentar para ações de manutenção e preservação no Parque Nacional Serra da Capivara. O recurso foi direcionado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e contribui para pesquisas científicas, atividades culturais e conservação de um dos maiores patrimônios arqueológicos do mundo.

Castro Neto fará uma força tarefa para buscar evitar o prejuízo (Foto: Divulgação)

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES