Com a orientação do Ministério da Saúde que os Estados utilizem todos os imunizantes encaminhados no final de semana para a aplicação da primeira dose, o governador Wellington Dias (PT) se mostrou favorável a iniciativa, projetando uma aceleração a campanha de vacinação, de modo que atinja 10% da população, passando para 25% em abril.
"O PNI coloca que toda vacina deve ser distribuída seguindo uma regra,queremos ver se em março chegamos a 10% da população vacinada e em abril com 25%, para seguir de forma ordenada é importante que toda vacina seja centralizada no Ministério da Saúde, dialogamos no Nordeste e o ministro concordou,é algo parecido com o que ocorreu no Butantan", disse em entrevista à Rádio Bandeirantes.
O governador explicou que o uso da reserva da vacina Oxford/Astrazeneca é facilitado pela janela de aplicação da segunda dose, o que não ocorre no caso da Coronavac, em que o período é de apenas 28 dias. Porém, com a regularidade na entrega tanto por parte da Fiocruz quanto do Butantan, o movimento é possível.
"Tá correta a posição do ministro em relação a esta remessa entrega nessa semana, que são 5 milhões de doses da Astrazeneca, que é uma vacina que tem uma janela de 120 dias, no caso da coronavac temos uma janela de 28 dias, se temos a necessidade da vacinação e há a necessidade de uma regularidade de entrega, então quanto mais vacina aplicada, mais pessoas imunizadas, dentro dessas perspectivas o que estamos fazendo é ao invés de reservar para 4 semanas, reservar para 3 semanas".