Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2024, o cenário em Timon (Maranhão) começa a se desenhar, tendo como principal nome a atual prefeita, Dinair Veloso (PDT), que buscará a reeleição ao Executivo municipal, contando com o apoio do ex-líder da cidade, Luciano Leitoa. A dúvida quanto ao grupo político versa para a indicação do vice na chapa, tendo em vista que João Rodolfo não poderá compor por conta das regras eleitorais.
Pela oposição, o segundo colocado no pleito de 2020, Coronel Schnneyder (MDB), está no páreo, inclusive, ele foi um dos primeiros a se lançar na disputa majoritária. Na eleição anterior, o ex-comandante do 11º BPM de Timon travou um embate acirrado com Dinair, sendo derrotado pela margem de 375 votos. Próximo do vice-governador Felipe Camarão (PT), o deputado estadual Leandro Bello (Podemos) é outro nome da oposição mencionado nos bastidores para concorrer à eleição no município maranhense. Também pela Assembleia Legislativa, desponta mais um pré-candidato, o deputado Rafael (PSB); em seu terceiro mandato e reeleito com quase 50 mil votos em 2022, o parlamentar tem costurado a adesão de uma série de vereadores, como Neto Peças, Uilma Resende, Alynne Pêgo e Dr Torquato.
O suplente de deputado federal Henrique Júnior, do Partido Liberal, é mais um político na lista. O ex-vereador tem sido incentivado a se inserir na disputa após obter a maior votação em Timon entre os candidatos à Câmara Federal.
Dando sequência aos nomes que têm sido especulados há o da ex-prefeita Socorro Waquim (Progressistas), que não admite publicamente uma possível candidatura ao Executivo de Timon, mas a sua participação é defendida por alguns aliados que ainda a consideram um nome muito forte da Oposição na cidade.
Por fim, o ex-secretário de Infraestrutura de Timon, Delfino Guimarães, se mantém à disposição para concorrer no pleito municipal. Ou seja, ao todo, pelo menos sete nomes têm sido ventilados na disputa majoritária do vizinho município da capital do Piauí, Teresina.
Confira os nomes especulados para disputa em Timon:
Dinair Veloso (PDT)
Coronel Schnneyder (MDB)
Leandro Bello (Podemos)
Rafael (PSB)
Henrique Júnior (PL)
Socorro Waquim (PP)
Defino Guimarães