Eleitores de São Lourenço do Piauí (PI) se dirigirão às urnas neste domingo, 6 de agosto, para escolher os novos prefeitos e vice-prefeitos do município. As votações ocorrerão das 8h às 17h, e a apuração dos votos será realizada imediatamente após o encerramento. Os eleitos assumirão o mandato até dezembro de 2024.
A disputa na nova eleição será entre duas coligações. A coligação "São Lourenço em Boas Mãos", formada pelos partidos PSD e PP, apresenta o candidato a prefeito Dr. Thiago (PSD). Enquanto isso, a coligação "Federação Brasil da Esperança - Fé Brasil", composta pelos partidos PT, PCdoB e PV, tem Mundola (PT) como candidato ao posto máximo do Executivo.
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para garantir o processo eleitoral.
Para a eleição, serão utilizadas 16 urnas eletrônicas de votação e outras 8 de contingência, disponibilizadas peloAs Cerimônias Públicas de Geração de Mídias e de Carga, Lacre e Auditoria foram transmitidas ao vivo pelo canal do TRE-PI no YouTube, com a presença do Juiz Eleitoral Substituto da 13ª ZE, Carlos Alberto Bezerra Chagas, e da Promotora Eleitoral Gabriela Almeida de Santana, além de representantes dos partidos políticos, coligações, federações, advogados e a população em geral.
A eleição suplementar envolverá 4.948 eleitores distribuídos em nove locais de votação, sendo cinco na área urbana e quatro na Zona Rural, com 16 seções eleitorais, incluindo quatro seções agregadas.
A Eleição Suplementar em São Lourenço do Piauí foi convocada em decorrência de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, após julgamento de agravos em recursos especiais, determinou a cassação dos diplomas do prefeito e do vice eleitos em novembro do ano anterior, Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e Valdeci Paes de Castro (PSB), por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e por impugnação de mandato eletivo (AIME), além da aplicação de multa.
Com base na decisão do TSE, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Piauí assumiu o Executivo Municipal até a posse dos novos mandatários eleitos em 6 de agosto de 2023.