O Piauí será destaque na Marquês de Sapucaí no Carnaval do próximo ano, através da história de Esperança Garcia, mulher negra escravizada, reconhecida como a primeira advogada do Estado.
Com o enredo “Esperança, presente”, a tradicional escola de samba “Em Cima da Hora”, do bairro de Cavalcanti, subúrbio carioca, buscará o acesso ao Grupo Especial.
O enredo narrará toda a representatividade de Esperança Garcia, que em 1770, escreveu uma petição ao governador da Capitania do Piauí em que denunciava as situações de violências pelas quais, seus filhos e suas companheiras passavam e pedia providências. Dia 06 de setembro, data de escrita da carta, foi instituído o Dia Estadual da Consciência Negra, no Piauí, em 1999. Em 2017 ela foi reconhecida como a primeira advogada do Estado.
A Em Cima da Hora é a quarta escola a desfilar no sábado, 18 de fevereiro. O enredo será desenvolvido pelos carnavalescos Marco Antonio Falleiros e Carlos Eduardo.
“Esperança agoniza, mas não morre, brada! Ergue a cabeça, Esperança, e escreve! E ela escreveu para lutar pelos seus! Escreve, Esperança, tu que és verbo vivo da justiça de Xangô!”, escreveu a agremiação à comunidade.
No ano passado, o Conselho Estadual de Cultura do Piauí promoveu o concurso "Um Rosto para Esperança Garcia", de modo a dar ainda mais visibilidade para a importância que ela teve e ainda tem através da sua representatividade.