Com o agravamento da pandemia no Piauí, o deputado federal e coordenador da Bancada Nordeste, Júlio César (PSD), encaminhou na noite de sexta-feira (26) um ofício ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga para que seja autorizada em caráter de urgência uma usina móvel de produção de oxigênio para Teresina.
No documento, o parlamentar piauiense reverbera a preocupação com a escassez do insumo na capital piauiense. Ao justificar o pedido, Júlio César reverberou que a medida já foi adotada em municípios de Estados da Região Norte do país.
"Como Deputado Federal pelo Estado do Piauí e Coordenador da Bancada do Nordeste no Congresso Nacional, venho solicitar o especial obséquio de Vossa Excelência, no sentido de que autorize COM URGÊNCIA a instalação de uma Usina Móvel de Produção de Oxigênio em Teresina/PI, a exemplo do que já foi feito em Estados da Região Norte, uma vez que é crescente a carência desse insumo nesta Capital, bem como nos Municípios piauienses, que sofrem para manter os cuidados necessários a seus munícipes, com vistas ao controle dessa pandemia".
Teresina concentra o maior número de leitos de terapia intensiva do Piauí e a escassez do insumo já é alvo das discussões do Comitê de Operações Emergencias. Nesta semana, o governador Wellington Dias (PT) havia sinalizado que o consumo de oxigênio no Piauí triplicou durante a pandemia.