As eleições municipais de 2024 no Piauí serão marcadas por um cenário de polarização entre os partidos, com PSD e PT liderando as principais disputas. Segundo um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os dois partidos se enfrentarão diretamente em 36 cidades piauienses, consolidando-se como a disputa mais frequente no Estado.
Na sequência, o confronto entre MDB e PT ocorrerá em 33 cidades, seguido por MDB e PSD, que medirão forças em 29 municípios. No total, as disputas diretas, com apenas dois candidatos à Prefeitura, abrangem 170 cidades no Piauí, o que representa 76% dos 224 municípios do Estado. Esse percentual coloca o Piauí como o Estado com maior incidência de disputas entre dois candidatos, na sequência aparecem a Paraíba (71%) e o Rio Grande do Norte (69%).
A nível nacional, essa tendência de pleitos enxutos também é relevante. Cerca de 49% dos municípios brasileiros terão apenas dois concorrentes ao cargo de prefeito, o que reflete uma queda de 20% no número de candidaturas em comparação com as eleições de 2020. Para Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, a crise financeira enfrentada pelos municípios tem contribuído para essa redução no número de candidaturas, com muitos gestores desestimulados a assumir o cargo em meio aos desafios crescentes da administração pública.
A análise também aponta que Minas Gerais lidera em números absolutos de disputas diretas, com 429 municípios, seguido por Rio Grande do Sul (282) e São Paulo (227).
CONFIGURAÇÃO NACIONAL
Além do Piauí, os partidos MDB e PSD também protagonizam boa parte das disputas municipais em outros estados. Em termos nacionais, as combinações partidárias mais comuns são entre MDB e PP (168 cidades), MDB e PSD (154) e MDB e PL (111), reforçando o papel do MDB como o partido com maior número de candidaturas diretas, com 900 candidatos, seguido pelo PSD (753) e PP (646).