Merlong quer instalar Centro Cultural na Estação Ferroviária de Teresina

O parlamentar já protocolou ofício junto à presidência da Caixa solicitando a instalação do Centro Cultural.

O deputado federal Merlong Solano (PT) se reuniu em Brasília, na terça-feira (10), com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, e a superintendente do Piauí, Teresinha Brandão, para articular a instalação de um Centro Cultural da Caixa Econômica Federal no Complexo Arquitetônico da Estação Ferroviária de Teresina, na Avenida Miguel Rosa, no Centro da cidade. 

O parlamentar, que já protocolou ofício junto à presidência da Caixa solicitando a instalação do Centro Cultural, explicou que a intenção é revitalizar a Estação Ferroviária, tornando-a um espaço de divulgação da arte e cultura brasileiras. 

Leia Mais

“No próximo ano, o conjunto arquitetônico da Estação Ferroviária vai abrigar a sede da Superintendência do Iphan no Piauí. As obras já estão em andamento e a inauguração deverá ser em agosto, com uma vasta programação. A Estação Ferroviária possui um espaço bem grande, bem localizado e com capacidade para abrigar mais de um espaço cultural. O que estamos propondo é que a Caixa Econômica possa utilizar o local para a instalação de um Centro Cultural, a exemplo dos já instalados em Brasília, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, etc. São espaços onde a Caixa proporciona acesso a diversas manifestações culturais, com uma programação gratuita ou a preços acessíveis”, informou o deputado.

Instalação de Centro Cultural é costurado por Merlong (Foto: Divulgação)Merlong Solano destacou ainda que um novo espaço de arte e cultura aumenta a oportunidade de geração de empregos formais e informais, melhora a renda de pequenos comerciantes da região e revitaliza o Centro da cidade.

 “O Centro de Teresina está esvaziado, muitas moradias e comércios migraram para a zona leste e para os bairros, então é mais uma chance de fazer os teresinenses frequentarem o Centro. Imagine um espaço como esse, que agrega o Parque da Cidadania, o Iphan com seu vasto acervo, e mais um Centro Cultural. É mais oportunidade para muita gente, traz mais segurança porque já não se tem mais um espaço abandonado e escuro. Enfim, faz Teresina crescer. Vamos continuar as tratativas com a Caixa, com o Iphan, Ministério da Cultura, Governo do Piauí, Prefeitura de Teresina e demais órgãos para garantir esse benefício para a nossa capital”, finalizou Merlong.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES