O secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, estará na manhã desta quarta-feira, 02 de junho, na Assembleia Legislativa. Na ocasião, ele traçará um panorama das finanças no primeiro quadrimestre de 2021, ou seja, de janeiro a abril.
Dados obtidos pelo blog antecipam os principais resultados a serem elencados pelo líder da pasta, destaca-se por exemplo, o cumprimento do limite de gastos com pessoal. O índice ficou em 39,37%, bem abaixo do limite de alerta (44,10%) e do limite máximo (49%). Cabe indicar que quando ultrapassa o teto, o Estado fica suscetível a uma série de ações como a proibição da realização de operações de crédito e a formalização de convênios com a União.
Em termos reais, os gastos com pessoal nos últimos doze meses atingiram a marca de R$ 4,836 bilhões, enquanto o limite máximo disciplinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é de R$ 6,019 bilhões.
O secretário de Fazenda ainda explicitará sobre o endividamento, que se mantém abaixo do limite de 200% da Receita Corrente Líquida, ou seja o dobro, definido pelo Senado. Atualmente a Dívida Consolidada Líquida do Piauí representa pouco mais de 35% do que é observado em receita.
francyteixeira@meionorte.com