Em um cenário que contrasta com o crescimento observado no restante do país, o Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, sofreu uma queda acentuada no número de candidaturas no Piauí nas eleições municipais de 2024. Comparado ao pleito de 2020, o partido registrou uma redução de 78% na quantidade de candidatos, o que marca o menor índice de participação da legenda desde 1996.
O PL, que anteriormente mantinha uma posição central no espectro político do Piauí, alinhado ao ex-governador Wellington Dias e sob a liderança do deputado estadual Fábio Xavier, teve que rever suas estratégias após a chegada de Jair Bolsonaro à sigla. O ex-presidente impôs diretrizes que proibiram alianças com partidos de esquerda e exigiram uma nova postura dos diretórios estaduais. Essas mudanças parecem ter impactado diretamente o desempenho do partido no estado.
![Leonardo Eulálio comanda o Partido Liberal no Piauí. Legenda perdeu candidaturas após mudança de rumos (Foto: Reprodução)](/uploads/imagens/2024/8/21/webp/na-contrama-o-nacional-pl-de-bolsonaro-desaba-78-no-piaua-152962c9-dde8-4e2d-aae7-d09502485210.jpg.webp)
Destes, apenas Bilu formou uma coligação com o PSDB/Cidadania, os demais concorrem com chapa pura, ou seja, com o PL isolado.