A diretora nacional do Sebrae e ex-vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, participou do BRICS Women's Entrepreneurship Forum, realizado em Moscou, na Rússia. O evento reuniu representantes do bloco político dos países em desenvolvimento para discutir estratégias e soluções inovadoras para promover o empreendedorismo feminino no setor industrial.
Durante o diálogo, Coelho - que atuou como deputada federal na legislatura passada, se comprometeu a atuar para que leis que prejudicam as mulheres sejam banidas do Brasil.
"O Sebrae quer cuidar dessa mulher, estar ao lado dela, estar do lado dela e está buscando melhorias na nossa legislação, nós estamos trabalhando fortemente no Congresso nacional para que algumas leis que estão desfavoradas para as mulheres, para que elas sejam banidas e ao contrário, serem substituídas por outras que tenham esse apoio que nós precisamos".
Desafios e soluções para o empoderamento das mulheres na indústria
O Fórum de Empreendedorismo Feminino (BRICS Women's Entrepreneurship Forum) abordou os principais desafios e soluções para o empoderamento das mulheres na indústria. Entre os temas debatidos, estiveram:
- Acesso ao crédito e financiamento: As participantes destacaram a necessidade de facilitar o acesso das mulheres ao crédito e financiamento, para que possam investir em seus negócios e ampliar sua participação no mercado.
- Capacitação e treinamento: A importância de investir em programas de capacitação e treinamento para as mulheres foi outro ponto em destaque. O objetivo é que elas adquiram as habilidades e conhecimentos necessários para serem competitivas no mercado de trabalho.
- Quebra de barreiras culturais: As participantes também discutiram a necessidade de romper com as barreiras culturais que ainda impedem o avanço das mulheres na indústria.
Margarete Coelho destaca áreas de cooperação entre os países do BRICS
No painel "The Female Face of Industry in the BRICS", Margarete Coelho destacou áreas de cooperação e negócios entre os países do bloco, como economia criativa, saúde e comunicação.
"As mulheres desempenham um papel fundamental para economias mais inclusivas nos países dos BRICS, como impulsionadoras do progresso socioeconômico e protagonistas importantes na formação de um mercado de trabalho sustentável e diversificado", cravou.
Debate sobre o papel das mulheres em uma economia inclusiva
Margarete Coelho também participou do painel "O papel das mulheres em uma economia inclusiva nos BRICS", onde discutiu a importância da participação das mulheres para o desenvolvimento econômico e social dos países do bloco.
"No painel, compartilhamos experiências e melhores práticas para aumentar a participação das mulheres na formação de um ambiente de negócios inclusivo que promova o desenvolvimento sustentável nos países do BRICS".
O BRICS Women's Entrepreneurship Forum é uma plataforma importante para o diálogo e a cooperação entre as mulheres empreendedoras dos países do BRICS. O evento contribui para o empoderamento das mulheres e para a construção de um futuro mais próspero e sustentável para todos.
Outras participantes do painel:
- Galina Volkova (Rússia) - Fundadora do Grupo Othomoda e coordenadora do grupo de trabalho de economia inclusiva do WBA BRICS
- Zhang Junjin (China) - Gerente Geral da NAO Technology
- Dra. Zhang Dandan (China) - Fundadora e presidente da China Agricultural Credit Financial Technology Company e secretária-geral do comitê de revitalização rural da fundação de pesquisa sobre reforma econômica da China
- Nigest Haile (Etiópia) - Fundadora e diretora-executiva do Centro para a Aceleração do Empoderamento Econômico das Mulheres
- Mamta Bakliwal (Índia) - Co-fundadora e diretora de Tecnologia da Empower Integrated Solutions
- Mina Mehrnoosh (Irã) - Proprietária e CEO da KASBINO
- Nefertari Galeta (África do Sul) - Mestranda e Consultora na Carnegie Mellon University
O BRICS Women's Entrepreneurship Forum é uma iniciativa da Aliança das Mulheres de Negócios dos BRICS (WBA BRICS).