Exclusivo O 'vestibular' da eleição de Teresina: concorrência aumentou? Diminuiu? Dados por vaga

Para os eleitores que desejam acompanhar o andamento e os resultados dos pedidos de registro de candidaturas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o sistema DivulgaCandContas.

Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, a corrida pelo comando da Prefeitura de Teresina está tomando forma, trazendo consigo mudanças significativas em relação ao pleito de 2020. Este ano, nove candidatos disputam a cadeira de prefeito, uma concorrência de 9 por vaga. Em comparação, nas eleições passadas, havia 13 candidatos na disputa, resultando em uma concorrência de 13 por vaga, o que indica uma leve queda na disputa pelo cargo.

Assim como a corrida pelo executivo municipal, a eleição para o Legislativo se tornou bem menos acirrada. Em 2024, 481 candidatos estão na corrida por uma das vagas na Câmara Municipal, resultando em uma concorrência de 16,58 candidatos por vaga. Em 2020, esse número era significativamente maior: 692 candidatos, com uma concorrência de 23,86 por vaga.

Leia Mais

Concorrência pelas 29 vagas na Câmara de Teresina caiu abruptamente na eleição deste ano (Foto: Reprodução)

Acompanhamento dos registros 

Para os eleitores que desejam acompanhar o andamento e os resultados dos pedidos de registro de candidaturas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o sistema DivulgaCandContas. A plataforma é uma importante ferramenta de transparência, permitindo acesso a informações detalhadas sobre cada candidato, como certidões criminais, declaração de bens, gastos de campanha, grau de instrução, ocupação, além das propostas de governo e dados pessoais.

A consulta é simples: basta selecionar a região, estado e município, e o sistema exibe a lista de candidatos em ordem alfabética. Além disso, é possível acessar dados de eleições anteriores, o que oferece uma visão mais ampla sobre a evolução das candidaturas.

Prazo e julgamento das candidaturas

De acordo com o calendário eleitoral de 2024, os partidos políticos e federações tiveram até o dia 15 de agosto para registrar suas candidaturas. Agora, cabe à Justiça Eleitoral analisar e julgar os pedidos até o dia 16 de setembro, data-limite para a publicação das decisões. Esses prazos são fundamentais para garantir a regularidade do pleito e assegurar que os candidatos atendam a todos os requisitos legais.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES