O Piauí está prestes a receber um programa pioneiro do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) voltado para política de qualidade, em parceria com a Universidade Estadual (UESPI). Somente o Amazonas também terá a oportunidade de receber uma iniciativa similar nesse primeiro momento.
O indicativo foi explicitado por Márcio André Brito, presidente do Inmetro, no entanto, ele esmiuçou o projeto.
"Lançaremos um programa piloto no dia 31 de agosto, em parceria com duas grandes universidades: a Universidade do Estado do Amazonas e a Universidade do Estado do Piauí. Nossas equipes já visitaram esses dois estados, fazendo a identificação de laboratórios e, a partir desse momento, daremos toda assistência técnica e apoio necessário para que essas regiões possam se desenvolver utilizando a infraestrutura da qualidade como ferramenta."
As declarações foram dadas durante o seminário intitulado "Estratégia Nacional de Infraestrutura e Qualidade: Uma Política em Construção". O evento foi promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
![Presidente do Inmetro, Márcio André Britto (Foto: Divulgação)](/uploads/imagens/2023/8/16/piaui-abrigara-programa-piloto-do-inmetro-em-politica-de-qualidade-868fc1a9-2692-41ed-b086-83d74a9435d4.jpg)
Andrea Macera destacou a relevância histórica do Ministério do Desenvolvimento ao adotar uma área dedicada à infraestrutura da qualidade. Ela ressaltou que essa agenda é um elemento vital, abrangendo desde a concepção até a comercialização dos produtos, e contribui para a competitividade, inovação e acesso a mercados.
Além disso, como parte das ações direcionadas para aumentar a competitividade do setor produtivo nas regiões Norte e Nordeste, o Inmetro promoveu o seminário "A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade", em colaboração com a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac). Este evento internacional, a ser realizado em 31 de agosto em Manaus, reunirá organismos de acreditação das Américas como parte da 31ª Reunião da Assembleia Geral da Cooperação Internacional de Acreditação (IAAC). Palestrantes renomados e especialistas abordarão temas relevantes para o desenvolvimento sustentável.