Piauí é o 5º do país e o líder do Nordeste em investimentos chineses

Os números impressionantes refletem uma mudança notável na dinâmica de investimentos estrangeiros na região e sinalizam o crescente interesse da China na economia piauiense.

Um relatório divulgado na terça-feira, 29 de agosto, pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) revelou que o Piauí se destaca como líder no Nordeste e ocupa a quinta posição a nível nacional em atração de investimentos provenientes da China. Os números impressionantes refletem uma mudança notável na dinâmica de investimentos estrangeiros na região e sinalizam o crescente interesse da China na economia piauiense.

De acordo com os dados do relatório, o Piauí alcançou a marca de 5% do total de investimentos chineses registrados em todo o Brasil durante o ano de 2022. Além disso, o estado também registrou um notável crescimento em relação aos anos anteriores, evidenciado pelo fato de ter dobrado sua participação em relação a 2021. A parcela de 2,6% que o Piauí absorveu no estoque de investimentos entre 2007 e 2022 agora parece pequena em comparação com o salto significativo alcançado no último ano.

Interesse da China pelo Piauí aumentou (Foto: Agência Brasil)

Enquanto São Paulo liderou a lista de estados brasileiros que mais atraíram investimentos chineses, com uma participação de 45%, o Piauí brilha como um exemplo de diversificação regional nesse sentido. O estado nordestino superou concorrentes como Ceará, Paraíba e até mesmo estados do Centro-Oeste como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os setores que mais se beneficiaram desses investimentos também foram identificados no relatório. O segmento de eletricidade, por exemplo, emergiu como o principal destino, representando 50% dos projetos chineses em 2022. Tecnologia da Informação (25%) e fabricação de veículos automotores (6%) seguiram na lista. Isso destaca a crescente confiança da China nas áreas tecnológicas e de energia do Brasil.

Embora o valor total dos investimentos chineses em 2022 tenha experimentado uma queda significativa de 78% em relação ao ano anterior, o contexto global pareceu favorável para o Brasil em termos de investimentos estrangeiros. Dados do Banco Central mostraram um aumento de 95% nos investimentos estrangeiros totais em comparação com 2021.

A quantidade de projetos chineses confirmados atingiu um recorde histórico, totalizando 32 projetos em 2022, o que representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Essa tendência de crescimento mostra a resiliência da relação econômica entre Brasil e China, apesar das flutuações nos valores de investimento.

Em resumo, o Piauí emerge como um líder inesperado e promissor em termos de atração de investimentos chineses no Brasil. Seu crescimento notável na participação total, juntamente com os recordes de projetos de investimento chineses em todo o país, sinaliza um futuro promissor para a colaboração econômica entre as duas nações.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES