O Piauí tem 'batido um bolão' no turismo, com os sítios arqueológicos, belas praias e com nossa valorosa cultura. Nesse sentido, a regularização de serviços turísticos no Estado em 2021 alcançou um crescimento de 42% no número de prestadores no setor, alcançando a terceira maior alta do país.
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo e ainda evidenciam que no ano passado, o número de cadastros no Brasil bateu recorde.
No país, 136.589 prestadores do setor estão registrados no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), uma alta de 17% em relação a 2020 e é mais que o dobro dos cadastros de 2017, por exemplo.
Na descrição Estado a Estado, Alagoas foi o que mais ampliou o número de prestadores regularizados no período, com aumento de 136% dos registros no Cadastur. Santa Catarina veio em segundo, com salto de 69% e o Piauí, em terceiro, com 42%. Entre os 26 estados e o Distrito Federal, apenas Mato Grosso e Pará não tiveram alta nos registros em 2021.
Como funciona o cadastro?
O registro no Cadastur é obrigatório para guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de evento, parques temáticos e transportadoras turísticas. Clique AQUI para se cadastrar.
Também podem se cadastrar, mas de maneira opcional, as seguintes atividades: casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.