Em diálogo com a coluna nesta segunda-feira, 15 de janeiro, o presidente estadual do Progressistas, Joel Rodrigues, sinalizou que a consolidação da chapa proporcional da legenda está em compasso de espera por conta das articulações envolvendo uma federação com o Republicanos e o União Brasil.
"Com essa possibilidade de federação nós não estamos sabendo ainda como vai ficar né? Se o Progressistas vai tá só ou vai juntar os três partidos ou só dois partidos da federação, então agora é hora de ter uma calmazinha e aguardar essa definição para poder se fazer a organização", cravou.
O Progressistas é o principal partido de Oposição tanto ao Palácio da Cidade quanto ao Palácio de Karnak, nesse sentido, as definições da legenda são observadas com atenção, a meta é eleger uma bancada robusta na Casa Legislativa.
"Em termos de partidos, somente o Progressistad já tem um número bom, praticamente estamos com o grupo fechado, mas uma vez acontecendo a federação aí muda todo o cenário montado no Progressistas nesse momento", afirmou.
Antônio Rueda - entusiasta do movimento, assumirá o comando do União Brasil no lugar de Luciano Bivar.
A definição da concretização da federação ou não deve acontecer somente em meados de março, quandoCaso a federação se consolide, no caso de Teresina, por exemplo, serão só 30 candidatos divididos pelos partidos que a compõem.