Pré-candidato, Washington Bonfim lança manifesto à sociedade piauiense

Lançando-se na disputa como uma 'alternativa', o professor critica a busca do poder pelo poder, elegendo questões nevrálgicas como segurança, geração de emprego e renda, e proteção social.

Pré-candidato ao Governo do Piauí nas eleições do ano que vem, o ex-secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim (Cidadania), divulgou uma carta em que apresenta os eixos do movimento que defende para o Estado. 

Lançando-se na disputa como uma 'alternativa', o professor critica a busca do poder pelo poder, elegendo questões nevrálgicas como segurança, geração de emprego e renda, e proteção social

"Temos muito claro que o diálogo que propomos não parte das velhas práticas políticas. Nosso debate não será em torno de partilhas de poder, de promessas de cargos, de acordos de gabinete", sinalizou.

No documento, Bonfim convida a sociedade para um amplo debate, tal como organizações e partidos, em prol da consecução de uma base programática pautada em questões caras para os piauienses.

Washington Bonfim lança manifesto à sociedade (Foto: Portal MN) 

A seguir, confira a carta na íntegra: 

CARTA ABERTA AO POVO DO PIAUÍ

Quando a política é feita a partir da busca do poder pelo poder, acontece o que vivemos hoje: desesperança, desemprego, carestia, violência e adoecimento.

Com tudo isto, alguns poucos atores podem obter grandes benefícios, mas resultará sempre no mesmo grande perdedor: o povo.

É hora de os ventos mudarem e a transformação chegar! E para que ela aconteça, é preciso sensibilidade para ouvir a voz das ruas, coragem para enfrentar os hábitos cansados do poder estabelecido e estabelecer compromissos com a inovação. É por isso que apresentamos ao povo do Piauí um movimento que propõe uma nova alternativa para o Estado. Um movimento que acredita na inovação para superar os velhos e os novos problemas e desafios, para os quais as antigas formas de governar não têm mais respostas efetivas.

Ano que vem, teremos uma oportunidade para mudar o cenário de pobreza e atraso do Piauí e viabilizar políticas públicas com impactos reais na vida da população.

Nosso movimento acredita que outra realidade é possível, desde que pensada por muitos, baseada na esperança no futuro e em uma nova forma de pensar as soluções para os nossos problemas. Este não é o movimento de uma liderança, de um partido, de uma visão de mundo apenas.

Acreditamos no diálogo, na diversidade de perspectivas e no poder da ação coletiva.

Por isso, estamos abertos a dialogar e construir pontes com todos aqueles que acreditam em um outro Piauí: menos desigual, mais humano e sustentável. Somos um movimento formado por múltiplos olhares. Porém, temos muito claro que o diálogo que propomos não parte das velhas práticas políticas.

Nosso debate não será em torno de partilhas de poder, de promessas de cargos, de acordos de gabinete. Será em torno das ideias que apresentam nossa visão de futuro e se estabelecem em torno de 5 pontos básicos:

1. Desenvolvimento sustentável, com investimento em energias sustentáveis e respeito ao meio ambiente, o “nosso novo petróleo”;

2. Juventude, com foco na educação, no ensino integral e na qualificação profissional, para que a desviemos do caminho das drogas e possamos garantir o acesso internet na cesta básica, preparando nossos jovens para o futuro e para o exercício de seu papel transformador da nossa realidade; 

3. Emprego, investindo na geração de oportunidades e melhoria da saúde com a imediata geração de postos de trabalho, com um grande ciclo de obras e ações de reforço do abastecimento de água e expansão das redes de esgotamento sanitário nos municípios;

4. Proteção social, não vamos deixar ninguém para trás, reforçando a rede de serviços e ações que garantem dignidade à parcela mais desprivilegiada da população;

5. Protagonismo feminino, estabelecendo cotas para mulheres, tanto nos cargos públicos, quanto nos processos decisórios da gestão.

Estamos abertos a conversar com todos aqueles, pessoas, organizações, partidos, que queiram buscar este diálogo pelo Piauí, dentro dessa base programática e com vistas à construção de uma nova história para o Estado. É assim que vamos construir um Piauí com você e para todas as famílias!

francyteixeira@meionorte.com

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES