O Partido dos Trabalhadores costura um crescimento substancial na representatividade nas Prefeituras do Piauí; atualmente, com cerca de 40, a legenda pretende até mesmo dobrar esse número. O indicativo foi explicitado pelo deputado estadual Francisco Limma em entrevista ao titular da coluna, na ocasião, o parlamentar ainda sinalizou que busca o consenso na disputa interna entre Franzé Silva e Fábio Novo à indicação da candidatura da legenda à Prefeitura de Teresina.
"Eu acho que são bons nomes, o Partido dos Trabalhadores vive um dos melhores momentos da sua história no Piauí, hoje são quase 40 prefeitos e prefeitas com a perspectiva de dobrar essa bancada, quase todo dia recebemos a abordagem de lideranças municipais que têm mandatos, ou que querem ser candidatas querendo vir para o Partido dos Trabalhadores, temos um governador que já dá sinais para que veio, é o mais bem avaliado do Brasil, e temos um presidente da República com a estatura do Lula, o PT então tem uma grande expectativa e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade", afirmou.
Mesmo com a resistência que Teresina tem aos candidatos do PT à Prefeitura, o atual ministro Wellington Dias, por exemplo, sequer chegou ao segundo turno quando concorreu, Limma acredita que isso pode mudar na eleição de 2024, observando o cenário político estadual e nacional.
De acordo com ele, que preside a Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa, o PT tem os melhores nomes atualmente.
"Nós estamos com condições ao meu ver, reais, de disputar para ganhar, se vamos ganhar ou não, eu espero que ganhe, mas eleição é eleição, a gente só sabe depois de apurados os vootos; e temos os melhores nomes para Prefeitura de Teresina, então temos que dar os créditos para os deputados Fábio Novo e Franzé, eles tem todas as condições de fazer de Teresina uma cidade de fato que é referência", cravou.
Compromisso de união
O parlamentar reverbera que o consenso está amadurecendo dentro do PT e os atuais pré-candidatos já avançaram ao firmar o compromisso de que indenpendente da escolha se apoiarão e farão campanha na capital piauiense para o pleiteante da legenda.
"O PT está amadurecendo, o nome inicial que eu trabalhava em 2020 era o nome do deputado Franzé, mas ele desistiu naquela época e eu apoiei o deputado Fábio Novo, apoiaria qualquer um dos dois, eram quatro, agora só tem dois, porque o deputado Merlong anunciou a retirada de sua candidatura", cravou.
Limma, no entanto, evita indicar qual o seu pré-candidato preferido, tendo em vista que é membro do Diretório Nacional.
"Aí é o seguinte, como eu já fui presidente do PT, sou membro do Diretório Nacional, estou buscando encontrar uma solução por consenso, para que a escolha não seja traumática para o partido, não seja conflituosa, avançamos agora esses dias, onde os dois candidatos remanescentes, que diga-se de passagem são bons nomes, são excelentes nomes, tanto o deputado Fábio Novo quanto o deputado Franzé, eles reafirmaram um compromisso de qualquer que seja a decisão, estarão juntos no processo eleitoral propriamente dito e isso é muito importante", complementou.