Na última segunda (08), a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), do Ministério da Cidadania, em parceria com Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC) e a Secretaria Nacional do Cadastro Único (SECAD) lançaram o estudo 'Perfil dos beneficiários do Auxílio Emergencial pela Covid-19: quem são e onde estão?', que reúne diversas informações sobre os brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial do Governo Federal em 2020. O documento constatou que proporcionalmente o Piauí foi o Estado mais beneficiado com o auxílio.
Ao tempo em que o Congresso Nacional discute a volta do benefício, o levantamento mostra que a cada 10 piauienses, cerca de 4 foram contemplados. Ao todo, 39,9% da população do Estado foi contemplada; na sequência aparece a Bahia, com 38,8%; e o Pará, com 38,1% da população total. Por sua vez, os estados com menor cobertura em termos populacionais são Santa Catarina, com 23,8%; e o Rio Grande do Sul, com 24,6%; além do Distrito Federal, com 25,8%.
Nas regiões Norte e Nordeste os beneficiários diretos representaram 38% da população. Já nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, 29% da população foram contemplados com o Auxílio Emergencial.
Entre os 49 municípios com população igual ou superior a 500 mil habitantes, a média de beneficiários foi de 30,3%. Já entre os 1.249 municípios com cinco mil habitantes ou menos, a média foi de 33,2%, o que indica relativa homogeneidade. Apenas 108 municípios apresentam cobertura superior a 50% da população municipal e, destes, 24 tiveram mais de 60%.