Na última quarta-feira, 31 de janeiro, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), deu um passo significativo no projeto de construção da Barragem Nova Algodões. Por meio de decreto, o líder do Poder Executivo declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, uma área necessária para a construção da barragem, localizada no município de Cocal.
O decreto, publicado no Diário Oficial, determina a desapropriação de uma área de 88.5396 hectares com um perímetro de 4.383,87 metros. A área destinada à construção da Barragem Nova Algodões será gerenciada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI).
A Procuradoria-Geral do Estado está autorizada a adotar as providências necessárias à efetivação da desapropriação, seja por via negociada ou judicial.
documentações até 6 de fevereiro.
Recentemente, o deputado estadual Rubens Vieira (PT) reforçou a agilidade no processo, destacando que o Instituto de Desenvolvimento do Piauí já lançou edital para a execução das obras, com prazo de entrega de propostas e"O valor empenhado para a construção da nova barragem Algodões é de R$ 207 milhões, e o Idepi já lançou edital para execução das obras e serviços de engenharia com modalidade de concorrência do tipo menor preço global", informou o deputado Rubens Vieira após se reunir com o ministro Wellington Dias em Brasília na última sexta-feira (26) em entrevista ao jornalista Ari Carvalho.